Farofa Saudável

Difícil o brasileiro que não gosta de uma farofa como acompanhamento! Só que na versão tradicional, ela leva excesso de óleo de qualidade ruim, e poucas fibras. Esta receita leva vários temperinhos que são altamente antioxidantes, adicionando vários fitoquimicos de uma forma deliciosa. A base dela é aveia, carboidrato super rico em fibras, que colabora para redução do colesterol ruim, da glicemia, colabora para a função intestinal..

Ingredientes:

1 xícara de aveia em flocos finos;
1/2 xícara de quinoa em flocos ou amaranto;
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco;
1/2 xícara de castanhas picadas (qual você preferir, nozes, castanha do pará, amêndoas, castanha de caju…);
1 colher de sobremesa de colorau;
1 colher de chá de cúrcuma;
1 dente de alho picado;
Pimenta preta à gosto;
Sal rosa ou sal marinho à gosto;
Tempero verde fresco (salsa, cebolinha, manjericão…).

Modo de preparo:

Aquecer o óleo por pouco tempo, refogar o alho, adicionar a aveia, a quinoa em flocos, as castanhas,  o colorau e o sal. Mexer bem para que fique crocante, em fogo baixo. Para que sua farofa fique bem crocante, fique mexendo em fogo baixo por no mínimo 5 minutos. Adicionar no final da receita a cúrcuma, a pimenta e os temperos verdes, e mexa por mais um minuto. Assim, você não perde as propriedades destes alimentos. Está pronto para servir! 

Receita elaborada pela nutricionista do Shambala
Shanti Trein Rodrigues de Freitas – CRN 105367P

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