Os fundadores do Shambala foram o casal Constantino e Ceres. Em 1986, deixaram Porto Alegre rumo a Gravatal em busca de uma vida com mais paz, contato com a Natureza e mais profundidade nas relações.
Gravatal é no Sul de Santa Catarina. Ali moravam alguns amigos, entre eles, Geferson e Monica e foi o local ideal para uma vida em comunidade, próximo a natureza. Todos naturalistas, logo perceberam a dificuldade de encontrar desde um simples arroz integral passando por outros alimentos naturais. Geferson e Monica atuavam com medicina chinesa (hoje SEMENTE CRISTAL-Acupuntura e Terapias Naturais) e prescreviam o uso de alimentos mais naturais. Um grupo de pessoas consumindo, uma demanda de alimentos naturais gerou o sonho de criar um entreposto de Produtos Naturais. Nasce então o SHAMBALA Produtos Naturais em 16 de abril de 1987, nas Termas do Gravatal, no Sul de Santa Catarina – Brasil, que além de alimentos e lanches, oferecia mais de 100 plantas medicinais na sua maioria cultivada na região. Oferecia livros sobre naturalismo, alimentação natural, planta medicinais, terapias naturais e ainda sobre diversas filosofias consolidadas pela humanidade.  O nome SHAMBALA surgiu de estudos sobre a Fraternidade Branca. É um local onde a harmonia nas relações e as articulações sobre o futuro da humanidade acontecem, inspirados pelo Himalaya.

A proposta avançou, o entreposto se desenvolveu e o naturalismo cresceu em toda a região. Lojas abriram por todas as cidades do Sul Catarinense, como Tubarão, Criciuma, Laguna, Imbituba, Garopaba e na capital, Florianópolis o naturalismo expandiu muito. Iniciaram as parcerias para compra conjunta e posteriormente devido a uma boa carteira de fornecedores, o Shambala iniciou seu fornecimento para outros entrepostos de Produtos Naturais. O estoque cresceu e o primeiro veículo para entregas foi adquirido. Em 2000 foi para um local especialmente construído como sede. A loja virou Farmacia de Manipulação e Entreposto de Naturais, com atividades de  distribuição de Alimentos saudáveis e Produtos de Bem Estar. Em 2005 a Distribuição separou do Entreposto. Dois novos sócios, com experiência na área uma vez que já trabalhavam na empresa ingressaram nas atividades. Assim o Dedo (Sésio) e o Rossano, associados ao Constantino iniciaram um novo momento do Shambala. Dedo assumiu a gestão Financeira, Rossano a gestão Comercial. Logo novos veículos foram adquiridos e além do sul de Santa Catarina e da grande Florianópolis, o norte do Estado passou a ser atendido. Em seguida todo estado de Santa Catarina e após o Rio Grande do Sul. Em 2010 uma nova sede permitiu o desenvolvimento mais intenso da Indústria. Hoje a linha do Shambala é diversificada, com mais de 1000 itens de Alimentação Saudável e Bem Estar sendo uma parte fruto de sua indústria e outra de parcerias com marcas consagradas no mercado.